
Cara ... estamos aqui ... sobrevivendo ... essa 'e a casa onde vivemos, fica a uma hora em onibus de Pokhora e depois mais 1 hora e pouco caminhando pelas montanhas ... um lugar super perdido do mundo.

Aqui porduzem muito arroz (para comsumo proprio), muitos desses degraus com agua e arroz ou milho ...
Estamos trabalhando com as criancas, numa coisa que chamam de biblioteca (Library) mas que s'o tem 5 livros ... sim, eu fico com os maiores e ensino um pouco de matematica, geografia ... a montse com os mais pequenos, desenhando e ensinando os numeros e o alfabeto em ingles.

A vida aqui 'e muito boa pra eles ... sempre vao para o rio
nadar, quando tem fome colhem frutas das arvores ou milho e colocam no fogo e 5 minutos depois ja tem a comida feita. Claro, outra coisa 'e como 'e a vida para nos que temos outra cultura ... muito complicade. Higiene quase nao existe, tudo muito sujo, roupas imundas, comem com as maos, o banheiro 'e um buraco no chao, papel higienico numca viram ... faz um ano cheou a luz aqui mas a unica coisa que tem em casa 'e um par de lampadas, nao tem geladeira nem nada ... comem sentados nos calcanhares ... bom ... outra cultura.

Bom, o mes ja esta na medate e a verdade 'e que estamos contando os dias para acabar ... isso de fazer trabalho voluntario 'e muito bonito mas cansa muito ... putz, nao vejo a hora de voltar. Em agosto voltaremos para Pokhora e faremos algum trekking por aqui e em Setembro ja estaremos de volta na nossa linda e maravilhosa BARCELONA ... no nosso ap que nao 'e a coisa mais limpa do mundo mas ao menos nao tem arranhas por todos os lados, ondes os musquitos nao nos comem vivos e onde ao menos podes sentar pra cagar e depois podes te limpar com papel higienico ... ahhh ... que saudade do occidente ...
Um super abraco a todos,
Ricardo e Montse
Meu Deus!!!
ResponderExcluirEu imaginava uma situação dificíl, mas vejo que ao menos pra mim sería insustentável!!!
Admiro muito essa capacidade de adaptação de vocês.
Ah..tô te esperando pra um bom churrasco...hehe!!!
Abraço pra vcs!
Homem Ricardo = Coração Grande!
ResponderExcluirBah, meu irmão; cada vez mais te admiro mais e mais; e não apenas, pelo fato, de tomar a decisão de fazeres o que esta fazendo; mas sim por tudo. Quando imagino: - O Ricardo ja fez de tudo! (confesso que me engano; pois sempre surge algo, longe de meus olhos, que você acaba fazendo e me surpriendendo-me).
Sempre espero coisas boas de você, pois te conheço, te admiro; mas me surpreende sempre... e tenho a certeza que estas sendo recompensado por cada sorriso destas crianças ai, as quais vivem com tão pouco e longe da dita vida socialmente correta e humana de viver.
Como queria estar ai, te olhar nos olhos, e te dizer de coração: - PARABENS!!!! Pelo que tens feito por este povo, que assim posso chama-lo. Com certeza, eles nunca esquecerão de um homem brasileiro chamado RICARDO BORGES RUTZ e de MONTSE.
Ja imaginava que as condiçoes não seriam muito boas ai, mas de certa forma, me apavorei com o pouco que comentaste sobre os lugares e principalmente a falta de higiene local. Por estas coisas que cada vez mais damos valor ao que possuimos, que as vezes achamos tão pouco, mas é o muito, para muitos.
Mais uma vez parabenizo vocês e seus corações grandes, em superar tudo o que estão superando ai, para poder dar um pouco de atenção a um povo tão necessitado.
Deixo um amplexo e bjão pra vocês dois.... e se cuidem! Não deixem de dar noticias, assim que possivel. Ate+
Bah! Ta loko ... olha aqui .. me arrepiei.
ResponderExcluirÉ por essas e por outras que também te admiro cada vez mais :D
Parabéns brother!
Quero PARABENIZAR vcs por essa atitude...incrível exemplo de solidariedade!!PARABÉNS....
ResponderExcluirReferente á questão higiênica....que horror...sem condições!!Falo isso por que passei 4 anos escutando falar, lendo sobre essa questão e pela descrição de vcs percebo que isso NÃO EXISTE aí!! Isso seria o mínimo para uma qualidade de vida sadia....
Como o Fábio comentou....reclamamos de muitas coisas banais e nem nos damos conta que existem pessoas muuuuuuuuito piores!! Isso serve para que consigamos enchergar que podemos ser ainda melhores com o que temos...dar mais valor ao que possuimos!!
Boa sorte a vcs....
Continuem mandando notícias!!