Recebi esse texto de uma amiga, achei incrível e nao poderia deixar de compartilhar com vcs. É um texto da grande escritora Martha Medeiros.
Quem já viajou para outros países, especialmente os de idioma inglês, e andou de metrô, já deparou com o aviso que há em cada estação subterrânea. Ou está escrito no chão, ou os alto-falantes avisam: Mind the gap. Significa cuidado com o vão. Não caia. Não dê um passo em falso. Fique atrás da linha amarela. Não avance. Não arrisque cair nos trilhos. Mind the gap. Mind the gap.
Estava eu, numa noite de sábado, assistindo em casa ao filme Notas de um Escândalo, cujo atrativo maior é o duelo de duas grandes atrizes, Cate Blanchett e Judi Dench, quando a personagem da insatisfeita Cate saiu-se com essa frase: “Temos que ter cuidado com o vão. Que é a distância entre a vida que você sonha e a vida como ela é”.
A distância entre a vida que você sonha e a vida como ela é.
Mind the gap, pois a queda é dolorosa. Mantenha-se com os pés firmes na vida que você tem. Claro que a vida sonhada é determinante para a busca da felicidade, claro que é essa vida “do lado de lá” que nos mantém despertos, claro que o sonho é mais inspirador do que a realidade, porém, cuidado com o vão. É onde a gente se machuca.
O túnel de uma estação de metrô costuma ser recheado de cartazes publicitários. Fotos de ilhas caribenhas para vender cartão de crédito, fotos de mulheres sublimes para vender cosméticos, fotos de casais jovens e apaixonados para vender roupas. Um mundo lindo e perfeito, sem tédio, sem dívidas, sem solidão. Ali, do outro lado do vão.
E a gente olhando tudo isso, parado, em pé, segurando uma mochila pesada, enquanto espera o trem.
Se você está viajando a turismo, se está em outra cidade ou em outro país, de certa forma já está do lado de lá do vão, está vivendo um instante de deslumbramento, em que se encontra longe de casa, longe do trabalho, com algum dinheiro pra gastar, com tempo livre, tirando umas férias da rotina e de você mesmo: não seria essa a descrição perfeita de “a vida que você sonha”?
Férias é sempre um passeio por essa outra vida, a idealizada.
Mas pense bem: imagine uma vida eterna de prazeres, sem hora para dormir nem para acordar, com o mundo bem resolvido, o céu sempre azul, um amor tranquilo, champanhe e caviar dia e noite. Uma semana, um mês, dez anos sem motivos pra chorar, sem um compromisso a cumprir, sem um desafio.
Fazendo essa transferência, consigo me ver estampada nas paredes de uma estação, eu e minha vida de comercial de cartão de crédito, olhando aquela outra mulher na plataforma oposta, em pé, esperando o trem para levá-la a uma reunião de trabalho, a um encontro que pode frustrá-la ou surpreendê-la, a um bairro em que pode estar chovendo, a um acontecimento que deixará seu coração palpitando, e penso que talvez eu continuasse angustiada com a imensa distância que há entre a vida que a gente sonha e a vida como ela é.
Estamos sempre de olho na outra margem, na plataforma de lá. E o vão nunca some.
GRANDE ABRAÇO
Bacana o texto mesmo ... os dois ultimos posts são da mesma autora ... acho que ela é meio scream hehehe
ResponderExcluirAbração Gurizada
Saudades
Muito interessante o texto!!
ResponderExcluirImportante é saber conviver con o "gap"...nunca ter medo de sonhar, mas sempre respeitar os limites entre o sonhado e o real.
Eu confesso que meu combustivel é querer sempre o que ainda não tenho! [ps: até acho que vou patentear essa frase antes que alguma Martha Medeiros me roube...heheh]
Beijo pros Scream!!!
Super interessante o texto ... mind the gap ...
ResponderExcluirA distancia entre a vida que se sonha e a vida como ela é ... cada um sonha uma coisa diferente, cada um espera uma coisa do futuro (e do presente) ... entao esse "gap" tem um tamanho diferente para cada pessoa.
Reflexionando seriamente, acho que em geral as pessoas nao pensam que a vida perfeita seria uma vida "de férias". Sao os objetivos e os desafios que movem as pessoas, é a luta que nos faz crescer e muitas vezes nos da prazer (mais que a vitoria). Uma vida sem luta ... é uma vida de férias ... é uma vida sem sonhos ...
Uma ultima coisa ... quem é a pessoa mais rica do mundo??? Aquela que mais dinheiro tem??? Acho que nao ... porque seguramente essa pessoa continua pensando em ser mais rica do que é. Ou seja, ainda falta muita para alcançar o seu objetivo.
Para mim o mais rico é aquele que menos precisa para sentir-se realizado ... ja alcançou o seu objetivo.
Sonhar ... sonhar é importante ... eu sonho ... sonho com a vida que eu tenho ... acho que é por isso que sou tao feliz!!!